"Em terras Brasileiras"- Polônia

Publicado em 15/08/2023

 

Na 26ª edição do "International Piano Festival - Chopin's homeland" na Polônia, um evento consagrado na cena musical clássica europeia, um feito inédito e ousado iluminou o cenário. Antonella Franco desafiou a tradição ao introduzir, pela primeira vez em mais de 25 anos, compositores brasileiros no repertório clássico-pianístico através de seu projeto autoral "Em terras Brasileiras".

Há mais de duas décadas, o festival centrava-se em compositores europeus como Bach, Haydn, Mozart e Chopin, consolidando-se como um pilar da música clássica. No entanto, Antonella Franco expandiu os horizontes musicais, evidenciando a necessidade de evoluir sem perder as raízes musicais.

A introdução dos compositores brasileiros como Ernesto Nazareth, Francisco Mignone, Villa-Lobos e outros, trouxe uma nova dimensão ao evento. Isso abriu um diálogo cultural entre as tradições europeias e a riqueza musical do Brasil, enriquecendo o festival e construindo uma ponte entre dois mundos musicais distintos.

O recital realizado no centro cultural de Nałęczów (Lublin-Polônia) atraiu uma plateia entusiasmada, repleta de aplausos e emoção. A energia positiva do público foi expressa através de bis e flores, marcando a apreciação por essa quebra de fronteiras musicais.

A passagem de Antonella Franco estendeu-se até Kazimierz Dolny, uma cidade histórica nas margens do rio Vístula. Em um workshop no centro cultural local, a pianista apresentou o tema "A little journey into brazilian music", proporcionando uma tarde de música, discussões e interações enriquecedoras. Pessoas de diversas origens se uniram para explorar a música brasileira, criando uma atmosfera de aprendizado e apreciação.

Antonella Franco, ao trazer o projeto "Em terras Brasileiras" para a Europa, não apenas demonstrou sua maestria pianística, mas também sua determinação em difundir a riqueza musical de sua terra natal. Sua atuação como embaixadora da música brasileira enriqueceu o cenário musical europeu, deixando uma marca duradoura e inspirando a convergência cultural através da música.

 

Imprensa local: https://www.facebook.com/profile/100055401311733/search?q=antonella 

Deixe seu comentário